Halal significa lícito é o mesmo que permitido, autorizado (permitido ao consumo humano, legal). Alimentos Halal são aquelas cujo consumo é permitido por Deus. No Sagrado Alcorão, Deus ordena aos muçulmanos e a toda a humanidade a comer apenas alimentos Halal.
O Sagrado Alcorão nos ensina na Surata 5ª, versículo 4º:
“FORAM-VOS PERMITIDAS TODAS AS COISAS SADIAS”.
* Assim, está permitido ingerir como alimento, respeitando as Leis islâmicas, todo o tipo de alimento que não contenha ingredientes proibidos ou partes desses alimentos ou de animais que não tenham sido abatidos/degolados dentro dos procedimentos e normas ditadas pelo Alcorão Sagrado e pela Jurisprudência Islâmica.
* Os peixes e outros animais aquáticos são permissíveis (Halal), a não ser aqueles que estejam intoxicados ou que sejam prejudiciais à saúde humana, ou venenosos; assim como, estão proibidos os animais que vivem tanto na terra como na água, como crocodilos e seus assemelhados.
* Todo o tipo de vegetal é Halal, a não serem aqueles que estejam contaminados ou intoxicados por pesticidas, sejam venenosos ou produzam efeitos alucinantes ou que de qualquer forma possam ser prejudiciais à saúde do homem.
* Qualquer produto mineral ou químico, em princípio é permissível, exceto aqueles com possam causar qualquer tipo de intoxicação ou prejuízo à saúde.
* A água é totalmente Halal, exceto quando esteja contaminada ou por qualquer meio for prejudicial à saúde.
* Todo produto, criado por meio da biotecnologia, extraído de vegetal, mineral e microbiana para a indústria alimentar é Halal.
* Produtos de origem sintética utilizada na indústria de alimentação será Halal a partir da comprovação de sua elaboração, onde se prove que não é prejudicial ao ser humano.
* Derivado de origem animal, utilizado nas indústrias de alimentação, só será Halal, se o animal for sacrificado conforme a lei islâmica, mediante comprovação.
* Queijo processado através do coalho microbiano é Halal.
* Leite (de vacas, ovelhas, camelas e cabras).
* Queijo processado através do coalho microbiano é Halal.
* Frutas frescas ou secas, legumes, sementes como amendoim, nozes, caju, avelãs, grãos como trigo, arroz, centeio, cevada, aveia etc., a não serem aqueles que estejam contaminados ou intoxicados por pesticidas (agrotóxicos em excesso), ou que de qualquer forma possam ser prejudiciais à saúde do homem.
O que é Mashbooh ?
Significa duvidoso ou suspeito. Se alguém não sabe se um determinado alimento ou bebida é classificado como Halal ou Haram, tal alimento ou bebida é duvidosa.
São alimentos que podem ter duas ou mais fontes de extração como, por exemplo, a gelatina ela pode ser extraída do suíno, vegetal, peixes, etc. se for de suíno é Haram os demais são Halal.
Um alimento ou produto Halal pode ser tornar Haram com a introdução de ingredientes ilícitos como, por exemplo, a utilização de etanol como solvente nos aromas, gelatina em alimentos lácteos, etc.
Nos alimentos industrializados são utilizados inúmeros ingredientes que podem ser de origem Halal ou Haram. A avaliação do status requer investigação de todos aditivos e ingredientes definindo sua origem.
|